Buscar
  • Karoline Souza Franco

Quais medidas governamentais foram tomadas para diminuir o impacto do Covid-19 nas empresas?

Atualizado: Jun 7

A atual pandemia já custou ao mundo milhares de vidas e trilhões de dólares e tudo indica que ela está longe do fim. Enquanto os esforços estão voltados a controlar o coronavírus e diminuir seu impacto, há algo que não podemos perder de vista: A saúde das empresas em meio a crise.

Nas últimas semanas uma série de medidas foram tomadas pelo Governo e órgãos responsáveis visando minimizar os efeitos da Covid19 na saúde financeira das empresas. Nesse artigo equipe Labor busca copilar e esclarecer essas medidas de modo que o empreendedor veja quais podem beneficiar seu negócio.

No dia 22 de março, entrou em vigor a Medida Provisória N.º 927/2020, que apresenta mudanças nas leis trabalhistas com o objetivo de enfrentamento do estado de calamidade pública instituído em decorrência da pandemia do coronavírus. A MP aborda o estabelecimento do teletrabalho,banco de horas, recolhimento do FGTS e as questões relacionadas a férias.


Já o Banco Central está operando em duas abordagens: a primeira é aumenta a liquidez no mercado,já a outra é a liberação de capital para os bancos. O aumento da liquidez no mercado permite as instituições financeiras tomar dinheiro emprestado por juros menores. Esse montante, por sua vez, deve ser revertido em mais empréstimos para as pessoas físicas e jurídicas no mercado permitindo que a economia continue se movimentando através da realização de negócios e reforçando o caixa das empresas. Outra abordagem do BACEN foi a autorização da liberação de capital pelos bancos. Essa medida tem o objetivo de permitir que os bancos emprestem mais dinheiro com o mesmo patrimônio através da diminuição do decréscimo de algumas garantias.

As principais medidas tomadas pelo Bacen nessas duas frentes foram :


Como exemplo de liquidez de curto prazo temos oportunidades de renegociação de dividas e captação de recursos para capital de giro. Bancos de fomento como o BDMG, já aderiram suas linhas de capital de giro para menores taxas e prazos mais longos, seguindo assim as novas orientações do Banco Central.



O copom e o bndes também se movimentaram com pacotes de medidas emergenciais para socorrer as empresas, e dar liquidez ao mercado, além das medidas do governo visando a manutenção de empregos, sendo as principais:




0 visualização
CONTATO

Campus Ouro Preto

Universidade Federal de Ouro Preto

R. Nove, 293.

Escola de Minas

Ouro Preto - MG, 35400-000

labor@ufop.edu.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2019 por Projeto LABOR - Extensão em Empreendedorismo.